GeekAção em Fortaleza Ceará.

Solenidade do GeekAção reforça poder transformador do Sana, que celebra 25 anos como maior evento geek do Norte e Nordeste. 

Foram homenageadas na cerimônia personalidades e autoridades como Débora Sombra (SENAC), os secretários estaduais Eduardo Bismarck (Turismo) e Rogério Pinheiro (Esportes), o deputado estadual Guilherme Bismarck, o deputado Romeu Aldigueri (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), ao lado de sua esposa Tainah Marinho, e Denise Carrá, secretária de Turismo de Fortaleza, representando o prefeito Evandro Leitão.

Mais do que um festival de cultura pop, o Sana se firma, aos 25 anos, como uma força transformadora no universo de crianças e jovens. A edição “Parte 2” de 2025 acontece neste fim de semana, no Centro de Eventos do Ceará, com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes de 22 estados brasileiros, entre sexta (18) e domingo (20). Criado por 15 amigos apaixonados por anime e games. O SANA é referência nacional, com grande impacto que transcende o entretenimento, o Sana já atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas ao longo dos anos e injetou cerca de R$ 500 milhões na economia local. Em cada edição, são gerados quase 3 mil empregos diretos e indiretos — metade deles ocupados por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.

Um dos momentos marcantes do Sana 2025 foi a realização da cerimônia GeekAção, que homenageou gestores públicos e empresas parceiras por acreditarem no poder social do festival. A solenidade reconheceu quem possibilitou o acesso de milhares de jovens ao universo geek, à cultura e à educação. O GeekAção simboliza a essência do Sana: democratizar o entretenimento e fomentar cidadania e pertencimento por meio de experiências criativas e acessíveis.

“O Sana é fruto de 25 anos de trabalho coletivo, de uma equipe apaixonada e do apoio de instituições e empresas que acreditam no Nordeste. Só nesta edição, conseguimos trazer 35 mil jovens graças ao GeekAção. Quero agradecer à Enel, Claro, Solar Coca-Cola, Sesc/Senac, Riot Games e Kabum por acreditarem no nosso potencial. Esse apoio nos mostrou que o Ceará é capaz de fazer o maior evento geek do Brasil. A gente monta toda a estrutura com fornecedores locais, isso movimenta a economia, gera emprego e, principalmente, transforma vidas”, afirmou Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora do Sana.

O futuro do Sana promete ir ainda mais longe. Atualmente, 16 marcas patrocinam o evento, número que deve dobrar nos próximos anos. A internacionalização já é uma possibilidade bem concreta, existe um time exclusivo dedicado à prospecção de tendências e negociações com empresas e artistas do Japão, Europa e Estados Unidos. Igor Lucena revelou seus planos “Queremos fazer do Sana um hub geek nacional, um polo de criatividade, tecnologia e impacto social. Vamos expandir, mas sem perder nossa essência plural e acessível”.

Nós agradecemos por mais uma edição super organizada, seguro e divertida para para toda a família. Ficamos na torcida para que o SANA se consolide cada vez mais e se mantenha como grande exemplo de Evento de Cultura Pop em nosso País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim do Disney's Magical Express

Pirokaria

Resenha Protetor Solar Airlicium Cores (Nova fórmula da La Roche-Posay)